terça-feira, 6 de março de 2018

VALORIZE A IGREJA, A BÍBLIA E O CULTO, COMO OS JUDEUS VALORIZAM JERUSALÉM!


SALMOS 87:2, 3 e 7
O Senhor ama as portas de Sião mais do que todas as habitações de Jacó.
Coisas gloriosas se dizem de ti, ó cidade de Deus.
Tanto os cantores como os que tocam instrumentos dirão: Todas as minhas fontes estão em ti.

     Não pense que vamos parar de repetir: tudo na Bíblia, é pra nosso ensino, aplicação pessoal e todos exemplos são atualíssimos! (Rm15.4 ; 1Co 10:11). A identidade de cada tribo e a origem de cada indivíduo/cidade, é semelhante ao nosso ministério e particularidade.Não obstante, as vezes pensamos que Deus, tem preferidos ou menos favorecidos, mas não. Embora possa parecer que Deus, ame ou abençoe mais o outro, O Senhor, tem o plano para nossas vidas, o nosso ministério e nosso fardo, igual a nossa capacidade de efetiva-lo.
    Pois bem, este Salmo fala sobre Jerusalém, a Cidade de Deus. Cidade, que mencionada na época de Abraão como Salém, cidade de Paz, tendo como Sacerdote, Melquisede...ele, não tinha Genealogia(então não tinha Pai/Mãe). Essa cidade, era o localidade integrante da conquista dos Hebreus, no plano de instalação na terra dos Cananeus, mas não foi conquistada até o período de Davi(2Sm 5.6). Até então, os Hebreus, não tinham conquistado Jerusalém/Sião. Ela que independente de sua origem, era, segundo nos parece no relato deste Salmo e na passagem de Melquisedeque a escolha de Deus, bem antes de Davi, te-la conquistado. Embora essa cidade/localidade, tenha sido anteriormente chamada de cidade de Paz( logo, temos de idealizar que é um local abençoado, se não divino, pois Paz, só em Deus: Jo 14.27; Fp 4.7; Is 9:6 ). Mesmo com esse histórico, essa cidade, não deixa de ser mencionada por Deus, com seu passado não muito feliz: veja o contexto de Ezequiel 16:33!
   Isso, tem de servir de base e reflexão, pra nós, que assim como as Cidades/Tribos/Reis, cada um destes, representam as Igrejas e os Cristãos de hoje, em dia. Muitos tem um passado, bem mais mundano que outros; outros, tem mais fraquezas e caídas; alguns, tem um crescimento mais rápido que outros; alguns, estão numa Igreja maior que outras; alguns, estão numa Igreja mais frutífera ou “ungida” que outros...mas, independente disso, é notório( ao menos na teoria!. . .se fosse na prática, iriamos aceitar como somos e onde estamos, com a visão de: é como sou, e, onde estou, que O Senhor, quer me usar ) que Deus, dirige nossa vida...Pra tudo Deus, tem um plano, e uma direção.
     E, embora a cidade de Deus, seja Jerusalém, nenhuma das outras, foi anulada ou deixada de lado. Veja, o exemplo de Belém em Miquéias 5.2. Da mesma forma, como Jerusalém tinha sua importância, sua unção, o plano Divino, era a capital dos Judeus, era motivo de alegria e inspiração pra eles ( Na ACF, o Versículo 7, passa esse contexto. Corroborado, com Salmos 137.1-5. Da mesma forma, que Jerusalém tinha sua importância ( no Culto, na Alegria, no desejo por estar ali, na inspiração, etc), assim deve ser a Igreja pra nós; deve ser a leitura da Biblia pra nós; deve ser a comunhão pra nós.  Igreja e a Bíblia, tem os atributos de Deus, mencionados no inicio deste Salmo.
     Valorize sua forma de Culto; Valorize sua Igreja; Valorize a Bíblia

Nenhum comentário:

Postar um comentário