domingo, 11 de fevereiro de 2018

“Mas agora que se vê em dificuldade, você desanima”. . .”se fosse comigo, eu apelaria para Deus.” JÓ 4:5 ; JÓ 5:8

   Nessas partes de versículos, vimos a errônea acusação de que Jó estava desanimado no caminho de Deus( pois, a dificuldade e o desânimo natural, pelo quadro apocalíptico, nada mais do que natural!). Se nota, o aconselhamento, qual Jó não deixou de praticar: buscar e confiar em Deus, única e exclusivamente. Se fosse nós dando o conselho, ou, na pele de Jó, que faríamos? Creio, que a maioria, iria consorciar um enfraquecimento na Fé, com o tratamento psicológico, até com uso de medicamentos.

   Sabemos que sejam leitores e/ou não, da Biblia, a noção de atualidade das Sagradas Escrituras, é superficial. A Constatação disso, é lamentável! Principalmente os Crentes, qual deveriam de manejar bem, a Palavra da Verdade, poderiam testemunhar e expor essa verdade, muito bem. A Bíblia, além de ser atual no sentido de suas profecias, principalmente quando vemos o final dos tempos se aproximando, mais ainda é atual, pelos assuntos que aborda: Convivência Social, Conceitos Éticos/Morais/Saudáves/Sexuais, Relações Familiares/Conjugais/Laborais, entre outros. Mas, a Bíblia, ainda fala sobre os conflitos e situações psicológicas que enfrentamos e vivemos.
Quem sabe, nunca veio ao seu pensamento, mas se Jó vivesse em nossos dias e fosse levado ao psicólogo, qual seria o diagnóstico e tratamento? Creio que irás concordar comigo, que o primeiro diagnóstico, seria sim, o que se tem apontado como a Comum e Popular: Depressão. Bom, poderíamos pensar também em Sindrome do Pânico, entre outras. Mas o fato é que, naquela época, assim como ainda hoje, em muitos locais distantes ou para populações não agraciadas como nós, não existiam Psicológos. Assim, Jó ficou falando com a Esposa( Acho que foi a pior conversa!), e mais ainda, seus amigos. E aí, que está um fato bom, que hoje os Psicólogos o fazem: Ouvem muito. . . Coseguiram se manter calador por 1 semanda. Assim, nós já temos um ótimo tratamento: Fala...Fale...Fale. Mas, quando não tiver bons ouvintes, fale/grite/chore, para aquele que nunca o acusará e lhe dará ouvidos com o maior Amor e Atenção do mundo: Cristo, O Auxilio Bem Prensente Nos Tempos de Aflição( Salmos 46.1-3)


   Na realidade, o proceder dos amigos de Jó, foi bom por 1 semana. Após esse período, eles (Nada mais natural, e iriamos fazer o mesmo, acho que antes), começaram a tentar encontrar a razão do acontecido com Jó. O que tinha acontecido com ele, levaria qualquer um, em nossos dias a entrar na loucura, abandonar a Deus, desistir da vida( isso, não quer dizer somente, suicidar-se), se afastar de todos. Aí, viriam as possibilidades de constatação das doenças psicológicas. No caso de Jó, os amigos (qual poderíamos comparar ao tratamento psicológico de hoje) acharam que ele estava “pagando” por algum pecado de arrogância ou moral ou abandono de Fé.  Já sua companheira, foi mais além, até parecendo que não acompanhava o Jó, na sua Fé e Retidão, dizendo pra Ele abandonar o temor a Deus, e assim morrer(será a sugestão de suicido? Misericórdia!)
   Os amigos e esposa, tiveram uma leitura e conselhos, qual não serviram para a realidade do Crente Firme, na Fé, Jo. Assim como o Mundo de hoje, tem tratamentos  Psicológicos( isso incluí a Alma e o Espírito ) humanistas ao extremo, eles acharam que tudo não passava de causas criadas pelo próprio Jó. Qual poderia ter fim, se ele se humilhasse, buscando o perdão e o auxilio de Deus. Mas, lendo o Livro, onde encontramos o Jó, não buscando o auxílio e clamando a Deus? O Versículo mais famoso do Livro, é exemplo disso: “Porque eu sei que o meu Redentor vive... E depois...ainda em minha carne verei a Deus”.  Ele, buscava a Deus e mais ainda expunha pra Deus o seu sofrimento e o pedido de ajuda. Não vejo um Jó desanimado ou buscando o auxilio de outros deuses!

   Pra nós, Fica a dica, devemos buscar o ânimo, alegria e refrigério, em Deus! Sabemos que todos os acontecimentos e evoluções da medicina, aconteceram com a permissão de Deus, portanto, não vamos dispensa-las. Mas, fato é, que se acontecesse tudo que aconteceu com Jó, em nosso dias, as reações negativas seriam muito maiores, com nós! Mas, ele buscou a Deus, não se deu por vencido e abatido. Buscou a Deus, mesmo sem forças e vontade. Que exemplo. Fique sempre buscando e falando com Deus...as vezes, vai estar tudo bem, as vezes serão bênçãos, as vezes terás problemas, mas, o pior pode acontecer: você não terá ânimo/vontade...AÍ CLAME A DEUS PRA LHE RENOVAR, DAR FORÇAS, DAR ALEGRIA...Grite, Chore, Clame. Ele É Fiel e Amoroso, Vai lhe atender.

Nenhum comentário:

Postar um comentário