sexta-feira, 19 de agosto de 2016

MICAL, COM SEU DESPREZO AOS OBJETOS DO CULTO A DEUS, NOS ALERTA!

  Quando, em 1Cr15:28 MICAL despreza Davi, ao vê-lo dançando, se alegrando, em reverência a Arca, notamos que ela não despreza apenas a Arca, ou a Davi, ela despreza o Culto A Deus! Ela, em displicência, desconsidera o temor a Deus.  Eu imagino ela pensando  frases do tipo: “Ah, pra que tanto fiasco por só uma caixa!” ou “Imagina, como é simples esse meu marido, pra ter tanta alegria com essa gente!”…
    

Que grande simbologia para os dias de hoje, não só nessa passagem, mas em todo A.T.!  Como nos relata Paulo,  em Romanos15:4 / 1Corintios10:11, tem de nos chamar atenção,  pra que venhamos relacionar em forma de representação as figura de antigamente para a nossa atualidade.  Hoje, temos algumas representações Visiveis e Presente do Reino de Deus em nosso meio: Seu Povo(Igreja e Judeus), Sua Criação, Sua Palavra e Seu Testemunho(Biblia e a Obra do Senhor e do Espírito Santo)
   Naquele tempo a Representação de Deus, em sua maior expressão era a Arca. Claro, que não era a Única! Tinham varias formas: a totalidade do  Templo, Seus Servos(Sacerdotes/Profetas),  Orientações dos Profetas, A Liturgia dos Sacrificios e Festas, mas sem dúvida, a maior representação era a Arca! Tanto, que ela ficava no lugar denominado Santo dos Santos, e ali o Senhor Deus se manifestava. Não tinha perdão para quem a desprezasse, ou se quer a avistasse ou tocasse!  Interessante, que mesmo Ela(A Arca) sendo tão preservada, foi carregada a vista do povo e desprezada por alguns(será, que só Mical, a desprezou?), mas foi o maior exemplo, no Antigo Testamento, para o Espírito Santo, qual o Senhor Jesus falou que não tinha perdão para quem pecasse contra o EspíritoSanto(Marcos3:29;  Lucas12:10).

    A lição para nosso dias, é que Espírito Santo nos dirige, nos instrui, nos orienta, mas é funtamental pedirmos o temor de Deus e Ajuda para não cometermos pecado contra o Espírito Santo.   Ele também tem a Sencibilidade e Amor, perdoando e transformando o coração dos representantes de Mical dos dias de hoje, qual desprezam os Simples que buscam, se humilham e se alegram no  Senhor.   O pontual é que, da mesma forma que a Arca não era isolada, fazendo parte de todos os outros Objetos / Liturgias / Levitas / Profetas / Templo, na Representação do Culto a Deus, hoje também temos a Comunhão da Igreja, O Culto, A Biblia Sagrada, entre outros, que representam o Senhor. Portanto, quem despreza a Biblia, como desprezasse o Profeta/Levita do Tempo da Lei...quem despreza o Culto, como desprezasse os Sacrificios e as Festas no Tempo da Lei...quem despreza o Irmão(ã) que presta um ‘grande culto” a Deus nos nosso dias, é como a Mical!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário